- Área: 465 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias :Onnis Luque
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Light style and co, MIDO, Millet, RM Vidrios y Aluminios.
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está localizado em um terreno plano, retangular, porém não regular, e pertence a um dos artistas plásticos mais reconhecidos em Yucatán. O trabalho deste artista é caracterizado por ser, em suas palavras, "divinamente torto". Imperfeição e espontaneidade são características que destacam a falta de preocupação do artista com os detalhes, mas também destaca a força e a sensibilidade de seu trabalho.
A residência pretende expressar essas mesmas características em sua fisionomia e em sua forma. Ela apresenta um volume absolutamente fechado para o exterior, que consiste em uma série de “caixas” que são conectadas, gerando uma volumetria que brinca com a esquina em que está disposta e que nunca revela seu conteúdo. O interior, ao contrário, é iluminado e ventilado através de pátios, gerando uma atmosfera absolutamente fluida e transparente.
A materialidade da casa inclui apenas dois elementos, concreto moldado no local e paredes de pedra da região. Os volumes construídos de concreto contêm o programa, enquanto as paredes de alvenaria ou pedra da região são aquelas que envolvem pátios e que permitem a entrada de luz e vento nos espaços. Consideramos que a residência representa um esforço para imitar a personalidade da obra deste artista, de uma bondade maravilhosa por dentro, mas cuja casca deve ser quebrada para compreender e adentrar a ela.